sábado, 2 de julho de 2011


Minhas Piramboias

Dois anos após adquirir minhas três Pirambóias, hoje somente com duas delas vivas a terceira que chegou bastante debilitada e após uma semana de muitas tentativas em salva-la não sobreviveu.
Com a chagada do Inverno de 2011, tivemos que retira-las do lago de 1000 Litros que tenho em meu quintal.

Tivemos uma queda de temperatura muito brusca, chegando a água do lago atingir cerca de 9ºc, mesmo alimentada com 800w dos aquecedores que não deram conta de manter a temperatura no mínimo de 20ºc.

Foi aí que tivemos a verdadeira dimensão de quão grandes e saudáveis elas estavam, quando chegaram em casa não passavam de 10cm de comprimento x 1cm de diâmetro, hoje estão uma com 60cm de comprimento x 5 cm diâmetro e a outra com 50cm de comprimento x 4,5cm de diâmetro.
____________________________________________________________


piramboia (Lepidosiren paradoxa) é um peixe pulmonado ósseo encontrado na Bacia Amazônica, em regiões pantanosas que secam nos períodos de baixa dos rios. É nessa época que abandona sua respiração branquial, se enterra na lama e passa a respirar por meio de sua bexiga natatória, utilizada então como pulmão. Tem um corpo serpentiforme e a cabeça achatada. Também é chamado de pirarucu-bóia,traíra-bóia ou caramuru.

Alimentação

A piramboia é onívora, alimentando-se preferencialmente de um molusco do grupo da ampulária, que é muito abundante nos charcos (região alagada e pantanosa da Amazônia, Mato Grosso do Sul e Paraguai) onde vive. Porém, juntamente com esse gastrópode, ingere também certas algas e algumas plantas fanerógamas.

Reprodução

A reprodução deste dipnóide ocorre de setembro a dezembro. Segundo índios habitantes da região, não há cópula: a fertilização dos ovos ocorre após a postura (não confirmado). Estes são postos em tocas subterrâneas que variam quanto à forma e tamanho (têm cerca de 10 a 13 cm de largura; o ninho de baixo situa-se de 9 a 12 cm abaixo do solo; estas galerias têm cerca de 60 cm de comprimento por 240 cm de largura). Após a postura o macho fica responsável pelos ovos. Os filhotes, com sacos vitelinos até o tamanho de 6 cm, vivem juntos, próximos à superfície de raizames densos.